INSTABILIDADE DO OMBRO

1 - O que é instabilidade do ombro?

.........A instabilidade do ombro é o que popularmente chamamos de “ombro que sai do lugar”. Instabilidade do ombro é o nome dado a doença, em que o paciente não tem firmeza, segurança da articulação.

 

2 - Quais fatores predispõem para a Instabilidade do ombro?

A - Acidentes – Um trauma de grande impacto pode levar a alterações ósseas, tendinosas, ligamentares e/ou articulares.

B - Hiperelasticidade articular generalizada – Há pacientes que nascem com frouxidão articular, apresentando um movimento acima do normal.

 

C- Alterações anatômicas congênitas – A ausência de alguns ligamentos do ombro podem ocorrer por mal formação desde o nascimento.

3 - Por que tantos pacientes apresentam Instabilidade no ombro?

.........A articulação do ombro é a que apresenta maior movimento no corpo. O maior movimento ocorre porque quase não há encaixe ósseo entre os ossos da articulação do ombro. O que ocorre, é mais ou menos, o equilíbrio de uma bola de futebol sobre um prato raso. Esse pequeno encaixe ósseo, permite grande movimento e facilita para que a articulação saia do lugar.

 

4 - Então, por que o ombro não “sai do lugar” em todo mundo?

.........Porque existem os ligamentos glenoumerais e o lábio que estabilizam a articulação.

5 - Quais são os tipos de instabilidade?

1°) Frouxidão articular sem instabilidade – O ombro tem movimento aumentado, pode sair parcialmente do lugar, mas não causa dor.

2°) Frouxidão articular com instabilidade – O ombro tem movimento aumentado, sai parcialmente do lugar e causa dor.

3°) Luxação atraumática – O ombro sai do lugar, sem um trauma grave inicial. Ocorre nos pacientes que tiveram um trauma menor (às vezes só um movimento brusco). O que predispõem é uma frouxidão de nascença do ombro.

4°) Luxação traumática – O ombro sai do lugar após um trauma grave inicial. Geralmente tem que ir ao hospital para “colocar o ombro no lugar”.

5°) Luxação voluntária – O ombro sai do lugar quando o paciente quer. Geralmente em adolescentes que querem chamar a atenção de colegas ou familiares.

6º) SLAP Lesion

6 - O que é luxação?

.........Luxação não significa contusão (batida forte). Luxação é quando a articulação sai do lugar.

7 - O que é SLAP Lesion?

.........É a desinserção (soltura) do tendão do bíceps dentro da articulação. Ocorre em cerca de 20% dos casos de luxação. Só pode ser diagnosticada com certeza e tratada através da videoartroscopia. Até mesmo a ressonância magnética pode falhar no diagnóstico. Atualmente, não há tratamento para esta doença por via tradicional (com cortes). A SLAP Lesion pode ocorrer ainda de maneira isolada, não associada à luxação.

8 - Quais são os sintomas da Instabilidade?

.........O principal sintoma é a falta de segurança, de firmeza da articulação. A dor geralmente também esta presente. O paciente deixa de fazer certas atividades e certos movimentos porque percebe que se os fizer, o seu ombro sairá do lugar.

 

9 - Como se faz o diagnóstico?

.........A melhor maneira para fazer o diagnóstico é a conversa e exame físico. Para complementar o diagnóstico, pode-se associ8ar alguns exames (Raio X, ultrassonografia, artrografia e, raramente, a ressonância magnética).

 

10 - Por que se deve tratar?

1°) Para que o paciente volte a ter firmeza e confiança no seu ombro, podendo voltar a trabalhar e a fazer alguns esportes.

2°) Porque cada vez que o ombro sai do lugar, fica mais fácil que isto se repita.

3°) Porque cada vez que o ombro sai do lugar, aumenta a lesão óssea e da cartilagem, levando ao envelhecimento precoce da articulação.

4°) Porque há risco de causar outras doenças dentro da articulação (ex. SLAP Lesion) agravando a frouxidão e aumentando a dor.

 

11 - Qual o tratamento?

.........Varia conforme a gravidade e o tipo do caso que serão avaliados pelo Especialista. Para alguns casos, o tratamento inicial é com reforço muscular através da fisioterapia. Nos demais, o tratamento é a cirurgia . Até pouco tempo, a cirurgia era feita da maneira tradicional com cortes. Atualmente, o tratamento cirúrgico pode ser realizado por videoartroscopia, isto é, com uso de microcâmeras e mini-cortes na pele.

 

Reinserção do lábio (labrum)


12 - Qual o resultado com o tratamento?

.........O resultado com o tratamento adequado é bom ou excelente na maioria dos pacientes. Há um risco de 3 a 8% de chance de o ombro voltar a sair do lugar.

13 - Por que quem era operado de instabilidade antigamente muitas vezes perdia algum movimento? Por que hoje isso raramente ocorre?

.........Porque antigamente as técnicas cirúrgicas utilizadas eram outras. Não havia conhecimento adequado da anatomia, biomecânica e dos diferentes tipos de instabilidade do ombro. Somente com o diagnóstico preciso é que o tratamento correto pode ser realizado.