As cirurgias são realizadas na Casa de Saúde São Sebastião.
A artroscopia é uma técnica cirúrgica que usa pequenas incisões e permite que com o uso de uma ótica, câmera digital e pinças cirúrgicas sejam diagnosticadas e tratadas as lesões intra e extra-articulares do ombro.
INDICAÇÕES
Praticamente todas doenças do ombro podem ser tratadas pela artroscopia. Hoje é frequente a artroscopia para tratamento da síndrome do impacto (tendinite, bursite), rotura do manguito rotador, tendinite calcária, luxacão recidivante, SLAP lesion e capsulite adesiva. Atualmente, até alguns tipos de fraturas, tumores e artrose já podem ser tratados por vídeo.
VANTAGENS
1°) Estética – Menor cicatriz.
2°) Menor agressão à anatomia – Menor agressão à musculatura e estruturas nobres do ombro.
3°) Curta internação hospitalar
4°) Menor intensidade de dor
5°) Início precoce da fisioterapia e retorno mais rápido às atividades
6°) Chance de melhor resultado pós-operatório – A videoartroscopia permite que o cirurgião visualize todas as estruturas do ombro de forma ampliada . As estruturas consideradas normais podem ser avaliadas por mais de um ângulo para se ter certeza de que estejam realmente normais . Visualizando-se alguma outra alteração, esta pode ser tratada na mesma cirurgia.
7°) Baixo índice de complicações
QUANDO DEVO FAZER A CIRURGIA?
Mesmo a artroscopia sendo uma cirurgia mais fácil, o correto é sempre tentar o tratamento medicamentoso e fisioterapêutico primeiro. A cirurgia é feita quando este não tem sucesso. O ideal é fazer a cirurgia apenas quando o paciente tem certeza da sua necessidade.
AVALIAÇÃO ANESTÉSICA PRÉ-OPERATÓRIA
O paciente antes da cirurgia é avaliado pelo anestesista no consultório para saber se está em condições clínicas de ser operado com segurança. A anestesia é feita através de um bloqueio próximo ao ombro associado a anestesia geral em doses bem leves.
INTERNAÇÃO HOSPITALAR
O paciente interna duas horas antes da cirurgia e tem alta no dia seguinte. É útil a presença do acompanhante durante a internação.
PÓS-OPERATÓRIO
O paciente permanece no hospital durante a primeira noite, tendo alta na manhã seguinte. O paciente deve fazer repouso, aplicar gelo, manter-se relaxado e fazer o uso de analgésicos nos primeiros dias, desta forma o pós-operatório é praticamente indolor.
FISIOTERAPIA E RETORNO ÀS ATIVIDADES
A cirurgia é apenas a primeira etapa da sua recuperação. Para a cirurgia dar certo, o paciente deve seguir as orientações médicas, comparecer regularmente ao consultório, fazer a fisioterapia domiciliar (que será orientada) e na clínica.
O fator psicológico também é muito importante, só ficará bom o paciente que queira ficar bom e retornar ao trabalho. Finalmente é necessário tempo, uma vez que o resultado final da cirurgia virá entre 6 a 12 meses, quando o paciente terá recuperado a confiança e eliminado vícios posturais e contraturas.
RESULTADOS DA CIRURGIA
São muito bons tendo em média 95% de excelentes ou bons resultados. Para isto, é importante a participação do paciente, fazendo as consultas e fisioterapia pós-operatória, respeitando o período de repouso e tendo motivação para buscar a cura. A melhora é gradativa, contínua, e o resultado final pode levar alguns meses.